EDIFÍCIOS ECOLÓGICOS EM GOIÂNIA SURPREENDEM ATÉ ENGENHEIRO AMBIENTAL

EDIFÍCIOS ECOLÓGICOS EM GOIÂNIA SURPREENDEM ATÉ ENGENHEIRO AMBIENTAL 

 (Foto Pontal Engenharia)

PROJETOS ECOSSUSTENTÁVEIS REFORÇAM A PRESERVAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE. 

 

(Foto: Getty Images) 

 

Uma coisa é certa. O nosso planeta sofre, e muito. Por isso, há algumas décadas, o debate sobre a ecossustentabilidade vêm ganhando força. Diversos grupos e ONG’s vêm trazendo uma legião de pessoas que os acompanham e que fazem a população repensar o seu papel na Terra.  

De fato, todos nós em algum momento fizemos algo que prejudicasse a vida do nosso planeta. Entretanto, com inúmeros movimentos ecológicos, pequenas e grandes instituições estão cada vez mais, repensando as suas maneiras de trabalho, de modo em que não agridam tanto o meio ambiente. 

 

MAS O QUE ISSO TEM A VER COM IMÓVEIS? 

(Foto aérea do Setor Bueno –  Pontal Engenharia)  

 

Bom, imagine aí as coisas que mais prejudicam o nosso meio-ambiente. Dentre as coisas que você imaginou, vamos incluir a construção de imóveis. Pois é, agora imagine todo o processo de uma construção e até mesmo os materiais que são usados. Como será que é o processo desde a criação e junção desses materiais, além de onde e como são despejados? 

Como eu tinha dito um pouco atrás, com a popularização desse debate, a idéia ecologicamente correta começou a ganhar mais força ainda com a comercialização de produtos que seguem esses princípios. Algumas dessas instituições emitem um selo, denominado de Selo Verde, garantido para produtos que seguem princípios ecológicos. 

Eu não sei se você sabe, mas Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do Brasil e os projetos constituídos aqui fazem questão de seguir o conceito ecológico. Antes de começarem as construções, a construtora precisa fazer uma terraplanagem no terreno, desmatando algumas árvores que ali estão. Devido a essas condições, algumas delas fazem questão de replantar essas árvores em outros lugares, além de garantir o compromisso com a natureza, incluindo materiais que não agridam o meio ambiente em seus projetos. 

Como dito em outro artigo aqui do Blog, o Setor Bueno se renovou, e trouxe consigo, empreendimentos que buscaram inovar em seus projetos, e dois deles merecem atenção nesse quesito ecológico. 

 

(Perspectiva da entrada do Pontal Ecolife Bueno) 

(Fachada e entrada do Pontal Premium Bueno)

Sim, são dois empreendimentos da mesma construtora e quase grudados um no outro. Tanto o Pontal Ecolife Bueno quanto o Pontal Premium Bueno, estão bem localizados entre os setores Marista e Oeste, garantindo aos seus moradores, inúmeras opções que facilitarão a sua rotina. 

O Pontal Premium Bueno já está pronto para morar, enquanto o Ecolife Bueno está em fase final, com entrega em Outubro. 

 

“Moro no Setor Bueno a 12 anos e sempre que constroem por aqui, fazem uma bagunça danada. Além de muito barulho, a bagunça sempre fica por aqui, atrapalhando os prédios vizinhos. Quando vieram construir esses dois prédios achei que seria a mesma perturbação, mas essa construtora estava sempre reaproveitando materiais, não usavam nem caçamba de lixo, além de estarem sempre limpando a área em que trabalham”. – Plínio Alves, Morador da Região. 

 

Com projetos inteligentes que aproveitam cada m², ambos os Pontais, Ecolife e Premium, contam com uma integração total entre sala, cozinha e varanda gourmet. Com opções de 59 e 61m², o Pontal Ecolife Bueno possui opções de 2 quartos sendo 1 suíte ou 2 suítes plenasJá no Pontal Premium Bueno, com unidades de 57m² e 2 quartos sendo 1 suíte. 

(Integração dos ambientes do apartamento decorado – Pontal Ecolife Bueno) 

(Integração dos ambientes – Pontal Premium Bueno) 

 

(Suítes espaçosas nos dois empreendimentos) 

(Suítes do casal com projeto de iluminação) 

 

“Estava procurando um imóvel no Setor Bueno e quando vi o Ecolife fiquei surpreso pelo padrão dos acabamentos e de como o imóvel foi feito. Com certeza uma ótima opção de imóvel, além do cuidado que tiveram pela situação que o nosso mundo de hoje vive”. – Maurício Barros. 

 

A área do lazer dos dois imóveis oferecem um amplo espaço de diversão e descanso para os seus moradores, com academia a ser entregue mobiliada, espaço mulher com spa, sauna e hidromassagem, salão de festas com espaço do cheff, forno de pizza, espaço care com salão de beleza, fast food com conveniência exclusiva e miniquadra multiuso. 

 

 

(Imagem real do Espaço Gourmet) 

 

 

(Piscina aquecida com cascatas e raia integrada ao Solarium) 

 

Mas sobretudo, o que fez esses dois empreendimentos serem destaque neste artigo, foram os seus padrões ecossustentáveis. A responsabilidade social que a Pontal Engenharia teve, pode ser percebida, sendo alguns dos seus diferenciais em:

  • Processamento de todos os rejeitos de obra, sendo o entulho transformado em material aglomerado que compõe a produção de tijolos mais resistentes e ecológicos.
  • Ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado em todos os andares. O óleo coletado vai para uma central que o entrega para a reciclagem.
  • Ponto de coleta de material reciclável em todo os andares. O local conta com ponto de exaustão dos gases orgânicos que geram mal cheiro.
  • Aproveitamento de água da chuva com tratamento.
  • Aproveitamento das águas cinzas dos apartamentos que são tratadas e reutilizadas na área comum.
  • Aquecimento solar de água para os chuveiros dos apartamentos.
  • Torneiras com dispositivo de economia de água.
  • Aquecimento solar nas piscinas e nos chuveiros.
  • Bicicletário.
  • Coleta seletiva e reaproveitamento de água usado em jardim frutífero.

 

“Sou Engenheiro Ambiental há 16 anos e sempre quis ver um modelo ecológico nos padrões de construções. Moro na Chapada dos Veadeiros por conta do meu trabalho, mas já estava de olho em algumas opções em Goiânia para mim e minha família. Quando vi os imóveis da Pontal Engenharia fiquei muito feliz em ver uma construtora com os pensamentos tão bem alinhados à natureza. A única dificuldade será escolher entre o Pontal Ecolife e o Pontal Premium”. – Carlos Eduardo, Engenheiro Ambiental. 

 

Por seguir esses conceitos ecológicos, a Pontal Engenharia recebeu 5 certificações, dentre elas, certificados de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, se tornando a primeira construtora no Brasil a ter esse número, graças aos padrões executados em seus projetos. 

 

Contudo, os métodos ecossustentáveis estão ficando mais presentes em empreendimentos recentes e é de esperar que em um futuro mais próximo, tenhamos uma quantidade de imóveis ecológicos bem superior aos que não seguem.

Comentários no Facebook

Quer conhecer mais sobre o Pontal Ecolife e Premium Bueno? Garanta já a sua unidade.