COMO O SETOR BUENO CONTINUA SE RENOVANDO APÓS 50 ANOS

O Setor Bueno se renova e ainda é o bairro queridinho de Goiânia

Já faz bastante tempo que o Setor Bueno deixou de ser um bairro periférico de Goiânia e se tornou o principal polo de adensamento demográfico da cidade.

Mas nos idos dos anos 60 a coisa era bem diferente. A capital que fora planejada nos anos 30 iniciou sua expansão pelos bairros adjacentes ao centro, Setor Oeste e Setor Sul eram os focos principais da classe média e dos ricos do período. Nessa época o Bueno era uma área relegada à poeira com poucos acessos contando com pavimentação.

Já no decorrer da década de 70 a população da cidade que crescia e recebia novos moradores de todo o Brasil e principalmente de Brasília, começou a construção de casas em toda a região do bairro. Mas foi realmente nos anos 80 que chegou a rápida aceleração, principalmente com a construção de prédios que dão a cara verticalizada da região como conhecemos atualmente.

A Av. T-63, as praças do Chafariz e da Nova Suíça já eram polos desenvolvidos na década de 90, mas a região abaixo onde se encontra o atual Parque Vaca Brava sequer contava com asfalto em sua totalidade. O crescimento econômico e também da população que era atraída pelos modernos prédios da região pressionou a administração pública por estruturar melhor a região e construir o Parque Vaca Brava, cartão Postal obrigatório da cidade nos dias de hoje.

 

Parque Vaca Brava em 1994

 

Vieram também hipermercados e o Goiânia Shopping no aniversário da cidade em 24 de outubro de 1995. O bairro parecia ter chegado ao seu auge.

Mas no século XXI o Setor Bueno não se rendeu à deteriorização comum à bairros que envelhecem lentamente. As avenidas de acesso tiveram seus sentidos alterados em muitos casos tendo mão única. Outras perderam seus espaços para estacionamentos e ganharam corredores exclusivos para o transporte público. O que gerou muita controvérsia com os comerciantes mas que era uma necessidade para desafogar o trânsito de uma população que continuou em crescimento.

 

Novos corredores para ônibus na Av. 85

 

Além do poder público o setor privado também continuou apostando na região. Novos condomínios verticais continuam sendo lançados substituindo as casas cada vez mais raras na vizinhança.

É inegável que o Bueno é nossa “Zona Sul” com o maior número de  comércios, escolas e restaurantes que é possível ir caminhando em Goiânia. – Marcos Sousa

Segundo Marcos Sousa, publicitário que mora na região, o melhor do bairro é a possibilidade de se deslocar para muitos lugares a pé, sendo que há muitas boas opções de padarias, e escolas em que você pode ir sem a necessidade de carro.

Mesmo com a grande valorização restaram ainda alguns poucos imóveis que estavam disponíveis ou abandonados em meio à uma das regiões mais nobres da capital.

 

Novo endereço do Mc’Donalds na Av. T-63

 

Outro endereço recém renovado foi a cabeça de quadra da Av. T-63 entre as ruas T-5 e T-38, que por muitos anos teve um lote desocupado e recebeu a nova e imponente loja da Pets (Pet Shopping) e do Oba (verdurão e conveniências).

 

Novas lojas do Oba e da Pets, na T-63

 

Não foi apenas o comércio que se revitalizou acompanhando a tendência da região. Empreendimentos residenciais tem se modernizado também. O maior destaque de todos é o conjunto de três torres residenciais localizado na confluência das ruas T-64, T-05 e T-15. A obra ficou parada por cerca de duas décadas em virtude da falência da construtora responsável.

 

Obras reiniciadas agora sobre a empreitada da Blue Construtora

 

Muita gente pensa que essa era uma obra da ENCOL, mas isso é um engano. Outra construtora era dona da obra e nunca vendeu nenhuma das unidades, a dívida era com o dono do terreno que retomou os prédios na justiça. A estrutura das torres estava intacta e apenas 30% da obra havia sido concluída. Estamos construindo um prédio novo. Engenheiro Sérgio

Segundo o engenheiro responsável pela obra, apenas a estrutura de concreto e os tijolos das paredes haviam sido construídos, restando toda a tubulação, fiação, acessos e acabamento por serem feitos. Essa estrutura na verdade encontra-se em seu ponto máximo de força uma vez que o concreto chega em seu auge de resistência após 20 anos.

 

Projeção da obra quando finalizada

 

O novo condomínio foi reprojetado tendo agora disponíveis três vagas de garagem por apartamento, além de uma moderna área de lazer, que conta com piscinas aquecidas, academia, quadra, sauna, salões de festa, coworking, espaço gourmet e outros mimos e confortos dos empreendimentos mais modernos e de alto padrão.

 

Moderna Academia será entregue completamente montada.

 

Também foram instalados diferenciais de altíssimo padrão para atrair os novos moradores, como geradores elétricos que cobrem além da área comum também os apartamentos. Água aquecida à gás nos apartamentos, persianas automatizadas com controle remoto e pontos de ar-condicionado split em todas as suítes e dois pontos na sala.

As torres receberão também os mais modernos elevadores já instalados em Goiânia, contando com alta velocidade e ar-condicionado nas cabines.

Fizemos uma atualização total das plantas dos apartamentos, os novos moradores se surpreendem quando entram no apartamento decorado e vêem que a única coisa em comum com o projeto original são os ambientes com espaço amplo. Arquiteto Andrey

 

Sala do apartamento Decorado no Maison Bueno

 

Cozinha do apartamento decorado do Maison bueno

 

Suíte Master do apartamento decorado do Maison Bueno

 

Os apartamentos são dois por andar com 155 metros quadrados e três suítes plenas. Devido à economia feita com a finalização da construção no modelo Associativo que não tem fim lucrativo e sim apenas de conclusão do empreendimento, os novos proprietários terão uma economia de mais de 300 mil reais, ou cerca de 45% à menos que a média de empreendimentos equivalentes na região.

Os vizinhos visitam a obra e se apaixonam na hora. Quem vem aqui se associa na hora. – Adriano Feitosa, Diretor Comercial

Segundo o Diretor Comercial Adriano Feitosa, não tem havido dificuldades na comercialização das unidades do Maison Bueno. Tanto que restam poucas unidades mesmo sem ter sido necessário nenhuma campanha publicitária na cidade. Apenas o boca a boca foi suficiente para atrair dezenas de interessados.

 

Assim o Setor Bueno, continua se renovando e mantém sua dianteira como bairro mais requisitado para a compra de apartamentos da cidade.

Comentários no Facebook

Quer conhecer mais sobre o Maison Bueno? Aproveite as últimas unidades!